domingo, 10 de abril de 2011

Questões propostas para discussão da introdução e parte I das Diretrizes

QUESTÕES REFERENTES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES
(para compreensão e aprofundamento)

1. Segundo o documento, a definição curricular é um processo contínuo, através da ação e reflexão (pg.2). Reflexão sobre o que? Que tipo de ação? Teorizar ou aplicar teorias?

2. Partindo da definição de currículo adotada no documento, como “um conjunto de práticas culturais que reúne saberes/conhecimentos e modo de se lidar com os mesmos, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo” (pg. 3), como se entende o modo de se lidar com os saberes e conhecimentos? Como integrar aos saberes e conhecimentos as relações interpessoais? Que cultura a escola produz? Ou ela é simples correia de transmissão de saberes produzidos na academia?


3. Como fazer a ligação entre os aspectos da formação geral e os interesses da comunidade? (pg. 3) Que tipo de interesses?

4. Quais são as dificuldades na construção de uma escola pública de qualidade e que, ao mesmo tempo, garanta a inclusão de todos (pg. 5)? Quais são as soluções a nosso alcance? O que dificulta a realização da escola que queremos? O que fazer para superar? O que podemos fazer apesar de condições adversas?


5. Se é o modo de produção da vida material que determina nossa organização social, qual o papel da escola na formação dos sujeitos? (pg. 10)

6. O que significa viver em um mundo que revoluciona constantemente os modos de produção da vida, em relações espaciotemporais transformadas pela tecnologia? (pg. 10) Será que, de fato, tudo muda?


7. O que significa construir a cidadania a partir da escola? O que significa cidadania presente? Como a escola se coloca “a serviço de uma sociedade que garanta uma vida plena de possibilidades de desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, ético e estético” (pg.3)? Qual é a ação política da escola? Ou a escola deve ser “neutra” e “técnica”?

8. O que define a especificidade da aprendizagem escolar? Ensinar conteúdos ou cuidar da formação? (pg. 15)


9. O que significa desvelar a realidade oculta pela ideologia dominante, no nosso cotidiano escolar? (pg. 15)

10. Como articular o aprendizado escolar com o “mundo do trabalho”?

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